Rádio

Quem faz faculdade de jornalismo, ou trabalha na área, sabe como o rádio é um dos meios de comunicação que mais apaixona. Conseguir por meio da voz aguçar a imaginação de milhares de pessoas é realmente impressionante.
Com a vinda da televisão para o Brasil o rádio perdeu um pouco de força, mas não deixou de existir como muitos pensavam que iria acontecer.
Mesmo com essa mudança radical na vida da sociedade o rádio ainda faz parte do dia-a-dia da maioria dos brasileiros, no trânsito, em casa, no trabalho, o rádio foi se adequando ao cotidiano das pessoas e criou programas que pudessem colaborar de alguma forma. Hoje você pode contar com informaçoes sobre engarrafamento, principalmente em cidades com grande fluxo de automovéis.
Mais uma vez para se adequar as novas tecnologias a rádio digital é uma alternativa recente para a comunicação que permite que as transmissões por FM tenham qualidade de CD e as transmissões por AM tenham qualidade semelhante às FM tradicionais.
Apesar dos testes com o modelo de transmissão IBOC (In Band On Channel), o padrão ainda não está definido. Por enquanto, as empresas realizam transmissões em analógico e digital para observar vantagens e problemas desta alternativa. Segundo estimativas da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, toda a malha de receptores de rádio será atualizada para o formato digital em dez anos. Ou seja, durante este período ocorrerá o simulcasting para que todas as pessoas possam ter condições de adquirir um aparelho de rádio digital.
Este novo formato de transmissão também traz diversas possibilidades para as emissoras. Por ser um meio digital, a transmissão de rádio poderá também incluir além do som, vídeos e imagens.
Para mim o rádio é um dos meios de comunicação mais interessantes e apaixonantes, a magia de um estúdio de gravação, a interação do ouvinte com o rádio e a imaginação que viaja na voz do locutor.
2 comentários:
Rádio apaixona mesmo! Eu tinha uma resistência, depois que fiz gostei muito, acho que foi uma das melhores experiências em jornalismo pra mim!
Muita gente tem preconceito quando pensa em trabalhar em rádio, por que acham que não ganharam dinheiro nessa area do jornalismo. Nossa quando falo que quero fazer rádio muita gente me critica e fala que tv ganha mais, mas eles não tiveram noção de como rádio é apaixonante e tv nem sempre é o que parece!!!! Acho que se vc gosta e ta disposto a fazer uma coisa diferente vc ganha dinheiro, e não tem nada melhor que trabalhar no que realmente gosta.
Postar um comentário