quarta-feira, 23 de maio de 2007

Ética: é preciso praticar.

Hoje com a facilidade de acesso na internet ficou comum que alunos e até mesmo profissionais copiem textos e informações das páginas da internet.
A tecnologia ajuda na rapidez com que as informações são divulgadas, ajuda na pesquisa sobre tudo o que pensar e precisar, mas também abre caminho livre para que muitos copiem trabalhos de escola, pois é mais fácil copiar e não ter que pensar e arrumar tudo no Word, do que ler, interpretar e ainda colocar a fonte de onde foi tirado o trabalho. Mas isso não acontece apenas com alunos do ensino fundamental, médio e universitários também tem o habito de retirar pesquisas da internet sem se preocupar em colocar a fonte nem arrumar o texto para que não fique tão visível a cópia.
Outro exemplo de cópia de textos esta acontecendo com estudantes de jornalismo, até na faculdade é comum alunos pegar matérias da internet e com a maior cara de pau falar que foi ele quem escreveu. No meio jornalístico fatos como esse começam a acontecer com freqüência, com realeses em páginas de noticias ficou mais fácil pegar informações e copiar sem ter a preocupação de que o texto é de uma outra pessoa que foi atrás da noticia, não se preocupando também em por pelo menos a fonte da informação, ou pedir a autorização da pessoa que escreveu o realese se é possível ele se basear no que foi escrito.
Sites preocupados com essa copia freqüente colocam no rodapé de seus jornais onlines que é expressamente proibido a reprodução da página.
Os avisos assustam mas não inibem que noticias sejam plagiadas, infelizmente a cópia de materiais da internet acontecem com a mesma velocidade que cresce essa meio tão ágil.
O importante é que a ética não fique apenas nas discussões de muitos profissionais da área, alunos de universidades e alunos de escolas, mas que seja ensinadas e praticadas por eles. Escrever pelo menos a fonte de onde foi tirada a informação já mostra que o profissional teve o bom senso de não fazer com os outros o que um dia alguém pode fazer com ele.